Pular para o conteúdo

Alopecia: sintomas, causas, todos os remédios

  • Saúde

A alopecia  se refere à redução na quantidade de cabelos ou ao seu desaparecimento. As causas podem ser diferentes e estão relacionadas a fatores hereditários , estresse ou alterações hormonais. Vamos descobrir melhor.

Tipos de alopecia e sintomas

Existem várias formas de alopecia, mas a mais conhecida é a alopecia androgenética , devido ao excesso de DHT (dildrotestosterona, hormônio prejudicial ao folículo piloso) e caracterizada pela queda de cabelo na região frontal e superior da cabeça. A doença afeta principalmente homens e também pode se desenvolver muito cedo na maturação sexual.

Alopecia: sintomas, causas, todos os remédios

No entanto, as mulheres também podem ser afetadas pela alopecia, especialmente quando a menopausa se instala. O cabelo primeiro perde vigor, o caule fica mais fino, o cabelo fica menos brilhante e depois o caule começa a quebrar e o cabelo cai.

A alopecia areata é a que se manifesta como manchas sem pelos , em diferentes regiões do couro cabeludo, ou mesmo em áreas da face masculina que na maioria das vezes são cobertas pela barba. Entre as causas da alopecia areata, a hipótese mais acreditada é a de um desequilíbrio em detrimento do  sistema imunológico ; o cabelo pode reaparecer após um longo período, mas a alteração geralmente se reequilibra em curto prazo.

Causas da alopecia

alopecia androgenetica femina

A alopecia pode ter múltiplas causas  ligadas a fatores hereditários, estresse ou alterações hormonais. Os mais comuns são:

  • um excesso de DHT , um hormônio prejudicial ao folículo piloso
  • desequilíbrio do sistema imunológico (células brancas do sangue atacam as células dos folículos)
  • estresse e estados nervosos
  • consequência do tratamento e medicação

Independentemente de fatores hereditários ou hormonais, os cabelos, assim como as unhas, são muito afetados pela qualidade da alimentação, que deve privilegiar alimentos com alto teor de polifenóis ou catequinas , oxidantes preciosos e essenciais para a defesa do organismo.

Diagnóstico

No caso da alopecia, o diagnóstico é feito principalmente com um simples exame clínico , que envolve a observação das manifestações dermatológicas da doença, nomeadamente as manchas sem pelos, os folículos e o couro cabeludo.

Em alguns casos, é realizado um tricograma ou análise do cabelo para avaliar sua saúde e analisar seu ciclo de crescimento.

Existe também uma técnica simples, chamada de puxar , que permite avaliar a gravidade da doença simplesmente puxando delicadamente uma mecha de cabelo: com base na quantidade de cabelo que fica entre os dedos, avalia-se o nível de saúde do mesmo.

Em última análise, também é possível recorrer à biópsia do couro cabeludo: este método diagnóstico, no entanto, é realizado apenas em casos raros e pode deixar cicatrizes mesmo bastante evidentes.

TRATAMENTOS PARA ALOPECIA

alopecia 2

Nutrição em caso de alopecia

Dê preferência à carne bovina e ao frango, mariscos, alimentos que contenham taurina, um importante aminoácido que protege o bulbo capilar .

Integrar na dieta frutas e vegetais orgânicos frescos, chá verde , café arábica (100%), vinho tinto produzido a partir de uvas orgânicas, azeite virgem extra orgânico prensado a frio: todos os alimentos ricos em polifenóis .

Evite por pelo menos 6 meses: carnes curadas, linguiças, conservas de carne, farelo, açúcar, farinhas refinadas, chá preto, licores, blends de café.

Remédio natural para queda de cabelo

A decocção de raízes de urtiga é o remédio fitoterápico mais adequado no caso de alopecia e queda de cabelo. As folhas de urtiga são fontes de minerais, oligoelementos e vitaminas úteis para quem, após um período de convalescença ou particular estresse físico, está percebendo que está deixando muito cabelo no travesseiro.

Você pode usar também, produtos e shampoo naturais com energia com tecnologias da nipponflex, consulte seu médico.

alopecia androgenetica

Entre as plantas que garantem a inibição hormonal ao nível do couro cabeludo, estão a Serenoa repens e o Chá Verde ( Camellia sinensis ), usados ​​na forma de extratos em frascos para fricção no couro cabeludo.

O chá verde também contém substâncias com alto poder antioxidante, como o próprio ginkgo biloba , planta cujos extratos podem melhorar a circulação sanguínea no bulbo capilar. Mesmo maidenhair é útil para a revitalização do couro cabeludo  contra perda de cabelo.

Flores

Um dos remédios florais mais usados ​​no caso de alopecia é Cherry Plum , nome latino Prunus cerasifera , também útil em caso de pânico, paranóia, incontinência urinária, melancolia ansiosa, pois estimula o relaxamento e instila calma, mitiga o medo de perder o controle. de si próprios e da realidade material.

Óleos essenciais

Embreagens com:

  • óleo essencial de tomilho ;
  • óleo essencial de alecrim ;
  • óleo essencial de lavanda .

São óleos essenciais desintoxicantes que, ao penetrar na pele, estimulam a microcirculação. Esses remédios baseados no uso de essências permitem que o cabelo cresça em uma pele saudável e bem oxigenada.

Homeopatia em caso de alopecia

A homeopatia nos casos de alopecia  intervém tanto para retardar a queda de cabelo quanto para favorecer a reação às condições que são responsáveis ​​pelo distúrbio. Entre os remédios homeopáticos:

  • Anacardium Orientale 15 CH (5 grânulos, 3 vezes por semana), um medicamento adequado para jovens estudantes que, juntamente com a alopecia, sofrem de depressão, distúrbios de memória, alterações de comportamento;
  • Ignatia amara 30 CH (5 grânulos, uma vez ao dia), em caso de queda de cabelo por choque psíquico, como luto ou separação romântica;
  • Kali phosphoricum 9 CH (5 grânulos, uma vez ao dia) para queda de cabelo após períodos particularmente exigentes e prolongados de estudo ou trabalho;
  • Sepia 30 CH (5 grânulos por dia), indicado para alopecia com erupções do couro cabeludo causadas por situações de frustração e conflito.