O objetivo deste artigo é explorar algumas das principais práticas para criar uma casa mais sustentável.
Aqui exploraremos desde a utilização de sistemas de captação de água da chuva até a escolha de materiais eletrodomésticos com selo de eficiência energética.
A construção de uma casa sustentável surge como uma alternativa viável e inteligente para promover a preservação do meio ambiente e a economia de recursos.
Por isso, confira a seguir algumas dicas para ter um ambiente mais ecológico e econômico.
Contents
Sistema de reutilização de água
Para uma casa mais sustentável e econômica, ter um sistema de reutilização de água é fundamental.
A reutilização de água permite que você reduza o consumo de água potável e diminua a quantidade de esgoto que é despejada nos rios e oceanos, contribuindo para a preservação dos ecossistemas aquáticos.
Outra ótima vantagem de ter um sistema de reutilização de água é que a água reutilizada pode ser utilizada para regar plantas, lavar o carro e dar descarga no banheiro.
Se possível, instale também um sistema de captação de água da chuva, já que a chuva é uma ótima forma de aproveitar um recurso.
Sem contar que com um sistema de captação de água da chuva, você pode armazenar a água que cai sobre o seu telhado e utilizá-la para regar as plantas, lavar o carro, limpar a casa ou até mesmo para uso doméstico como dar descarga no banheiro.
Aproveite a energia solar
A energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa, e sua utilização pode ajudar a reduzir os custos com energia elétrica.
Vale mencionar que a instalação de um sistema de energia solar em casa é um investimento a longo prazo, uma vez que o sistema tem vida útil de cerca de 25 anos e pode gerar economias significativas ao longo do tempo.
E uma casa que tenha um sistema de energia solar pode aumentar o valor de revenda dela, já que isso é um diferencial importante para compradores interessados em imóveis sustentáveis.
Prefira eletrodomésticos com selo de eficiência energética
O selo de eficiência energética é uma etiqueta que indica o nível de eficiência energética de um eletrodoméstico.
Ele ajuda os consumidores a escolherem os produtos mais eficientes e que consomem menos energia elétrica.
O selo de eficiência energética geralmente é composto por uma escala que varia de A a G, sendo a letra A a mais eficiente e a letra G a menos eficiente.
Alguns selos também incluem uma classificação adicional, como A+, A++ e A+++, para indicar níveis ainda mais elevados de eficiência energética.
E os eletrodomésticos eficientes oferecem uma melhor qualidade e desempenho com o mínimo de energia.
Um dos itens que mais consome energia na residência é o chuveiro, por isso escolher um com selo de eficiência energética é uma ótima maneira de economizar ao longo prazo e deixar a casa mais sustentável.
Muitas pessoas buscam saber qual a melhor ducha eletrônica, já que esses modelos são mais eficientes e consomem menos energia e são mais seguros.
O ar condicionado é outro acessório que consome muita energia, e escolher um com selo de eficiência energética é uma excelente maneira de tornar sua casa mais sustentável e reduzir os custos com energia elétrica.
Para saber a lista dos aparelhos que mais gastam energia, clique aqui.
Tenha uma horta orgânica
O interesse entre as pessoas em cultivar uma horta orgânica cresce a cada dia, já que ao cultivar seus próprios alimentos, você pode garantir que eles sejam frescos e livres de agrotóxicos e fertilizantes químicos.
Na hora de fazer uma horta orgânica é importante escolher as plantas que são adequadas ao seu clima e ao espaço que você tem disponível.
Além disso, prepare o solo antes de plantar, removendo as ervas daninhas e adicionando composto orgânico ou húmus de minhoca para melhorar a qualidade do solo.
No vídeo a seguir é mostrado como cultivar hortaliças em pequenos espaços:
Separe o lixo reciclável
Sem dúvidas nenhuma que separar o lixo reciclável demonstra uma consciência ecológica e um compromisso com a preservação do meio ambiente.
Ao separar o lixo reciclável, você está reduzindo a quantidade de resíduos que vão para os aterros sanitários e para o meio ambiente.
Mas antes de começar a separar o lixo, é interessante ter recipientes para separação do lixo, como sacolas plásticas, lixeiras ou caixas, e identificar cada um deles com etiquetas ou adesivos indicando o tipo de resíduo que deve ser colocado em cada recipiente.
Além disso, informe-se sobre os horários e dias da coleta seletiva na sua região e deixe os materiais recicláveis separados para serem recolhidos pelos catadores ou pela equipe de coleta da prefeitura da sua cidade.
Utilize lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED consomem muito menos energia do que as lâmpadas convencionais, permitindo que você economize dinheiro na conta de luz.
Elas também são mais duráveis do que as lâmpadas convencionais, isso significa que você terá que trocar as lâmpadas com menos frequência, o que é econômico e sustentável.
E para escolher a lâmpada certa para cada ambiente da sua casa, assista o vídeo a seguir:
Considerações finais
Embora muitas pessoas estejam adotando práticas sustentáveis em suas casas, ainda enfrentam problemas comuns, como entupimento de esgoto.
Por isso, é importante tomar medidas preventivas, por exemplo, não descartar produtos químicos nocivos ou resíduos de alimentos na pia ou no vaso sanitário.
Vale mencionar que ao enfrentar um entupimento de esgoto, em vez de usar produtos químicos agressivos, que podem poluir as águas subterrâneas e afetar a vida marinha, é possível optar por soluções mais amigáveis ao meio ambiente.
Outro ponto a se considerar sobre uma casa sustentável é a escolha dos materiais.
Nesse contexto, surge a dúvida: blocos de concreto ou tijolos, qual é o melhor para construir?
É fato que ambos possuem vantagens e desvantagens, e a escolha deve ser feita levando em consideração as necessidades específicas do projeto e o seu orçamento.
Blocos de concreto são duráveis, resistentes e fáceis de manusear. Já os tijolos são feitos de argila, um material mais sustentável e renovável, e podem ser mais eficientes em termos de isolamento térmico e acústico.
Independentemente da escolha, há medidas que podem ser adotadas para tornar a construção mais sustentável.
Ao criar uma casa sustentável, é possível contribuir para a construção de um mundo mais equilibrado e saudável para as gerações presentes e futuras.
Sendo assim, é importante adotar práticas sustentáveis em nossa vida cotidiana, visando a melhoria da qualidade de vida e a proteção do meio ambiente.