Ter o hábito de usar cera automotiva no seu veículo com frequência pode trazer um visual limpo, brilhante e conservado. No entanto, você sabe como escolher a melhor cera automotiva para o seu veículo?
Até porque, sim, diferente do que muitos imaginam, as ceras possuem suas particularidades, e usar a correta no seu veículo pode trazer resultados ainda maiores.
Por exemplo, hoje já existem ceras automotivas direcionadas totalmente para carros de cores escuras, como preto e marrom, onde consequentemente, elas vão oferecer um melhor desempenho nessa coloração.
Como escolher a melhor Cera Automotiva para o seu veículo?
Por fim, para entender melhor como fazer essa escolha, confira a seguir algumas dicas de como escolher a melhor cera automotiva para seu veículo.
1. Verifique se a cera é indicada para a cor do seu veículo
Primeiramente, e algo que até já introduzimos acima, para obter os melhores resultados, você precisa necessariamente escolher a cera apropriada para a cor do seu veículo.
Até porque, algumas ceras automotivas são específicas para determinadas tonalidades de pintura, como, por exemplo, cores escuras ou claras.
Assim, essas ceras são produzidas com componentes específicos que podem ajudar diretamente no realce e brilho do tipo de pintura especificada, sendo primordial sua escolha.
Você usar uma cera automotiva inadequada para a cor do seu carro, pode comprometer diretamente o visual do seu veículo, deixando-o mais esbranquiçado, com menos brilho e dentre diversos outros pontos.
Portanto, para você que está em dúvida sobre como escolher a melhor cera automotiva para o seu veículo, verificação a indicação de tonalidade da cera.
Lembrando que hoje existem algumas opções de ceras que servem para todas as cores, o que não fará tanta diferença sobre qual tonalidade você utiliza.
2. Opte por ceras que tenha repelência a água
Independente se você mora em uma região que chove com frequência ou não, saiba que é comum no decorrer do tempo que gotas de chuva causem manchas na lataria.
E, um dos principais benefícios oferecidos por algumas ceras é justamente a propriedade hidrorrepelente, onde a pintura vai literalmente repelir as gotas de chuva.
Dessa forma, ao cair uma chuva ou até mesmo no momento da lavagem, a água não se mantém parada, escorrendo pela pintura, evitando as manchas que podem ser causadas pelas costas.
Logo, uma das dicas essenciais no momento de escolher a melhor Cera Automotiva para o seu veículo é optar pelas opções que tem repelência à água.
Será um diferencial bastante interessante para o seu veículo.
3. Use o produto somente na parte externa
Um erro cometido por muitas pessoas, principalmente os iniciantes, é usar a cera automotiva em outras partes do veículo, como a parte interna.
E saiba que isso é um erro cruel, e que pode comprometer diretamente a durabilidade do material.
Por exemplo, de forma alguma você deve usar produtos a cera em partes plásticas como painel, portas e dentre outros, uma vez que isso vai manchar diretamente esse local.
Na parte interna, você deve usar os produtos automotivos corretos, como impermeabilizante para os bancos, hidratante para os bancos (caso seja couro), limpador e hidratantes de plástico para painel e dentre outras coisas.
Não cometa o erro de usar a cera em outros locais sem ser a pintura, e evite um possível erro até mesmo irreversível.
4. Conheça a diferença entre a Cera em pasta e líquida
No momento em que você for comprar uma cera automotiva, saiba que existem 2 opções principais em relação a sua consistência, que é a cera líquida e em pasta.
Ambas possuem a mesma funcionalidade, ou seja, vão oferecer grandes resultados na estética e conservação da pintura do seu veículo.
No entanto, a opção em pasta foi feita para ser usada de forma mais cuidadosa e aplicada de forma manual usando uma boina.
Já a opção em líquido foi feita principalmente para ser aplicada com uma máquina de enceramento, mas também pode ser aplicada à mão.
A opção em líquido é bem mais simples de aplicar, o que pode facilitar principalmente para você que ainda é iniciante e não tem tanta experiência em enceramento.
Portanto, considere optar por aquela que seja mais simples de aplicar com base no seu perfil e experiência, mas saiba que existem essa diferença em relação a consistência da cera.
Considerações finais
Agora sabendo como escolher a melhor Cera Automotiva para o seu veículo e como usar da forma correta, o que está esperando para aplicar no seu automóvel agora mesmo?